segunda-feira, 9 de março de 2015

Bloco vai às ruas de Piedade em defesa dos direitos das mulheres




O domingo chuvoso foi marcado pela ação do bloco "Quem manda em mim sou eu", que alertou sobre a violência contra a mulher. Prefeitura lançará a Patrulha Maria da Penha
Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o bloco "Quem manda em mim sou eu" saiu às ruas de Piedade para alertar a sociedade sobre os direitos da mulher e dizer não à violência contra a mulher. Mesmo sob forte chuva, o bloco reuniu mulheres e integrantes de grupos de idosos do município, em frente à Igrejinha do bairro. O ato contou com a presença de Zaldo Just, filho de Maristela Just. A Secretaria Executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes organizou a atividade, que marcou a abertura da programação do Mês da Mulher em Jaboatão dos Guararapes.
“O nome do bloco é uma forma irreverente - já que o Carnaval tem essa característica - de vir ao público para afirmar, do ponto vista crítico, o papel da mulher na sociedade. A mulher tem sua voz e pode afirmar, enquanto sujeito de direito, o que pensa e o que quer”, destacou Ana Selma Santos, secretária municipal executiva da Mulher.
A secretária de Mobilização e Desenvolvimento Social, Conceição Nascimento, convidou as mulheres a ocuparem o seu espaço na sociedade. “Que continuem, permanentemente, na luta pelos seus direitos, por dias melhores, por uma sociedade mais justa, por um mundo melhor. O protagonismo de mudança social é da mulher e ela deve assumir seu papel”, defendeu.
Integrantes dos grupos de idosos Boa Idade da Praia; Flor do Carmelo; Vida Longa, Centro de Idosos de Cajueiro Seco e Arco-íris participaram do ato. Entre os presentes, também estava Michele Rafaela Maximino, maior doadora de leite materno do País em 2014, e que agora mora em Jaboatão dos Guararapes. Michele está processando o apresentador Danilo Gentili por ter sido vítima de chacota em programa de TV. “As mulheres devem lutar por seus direitos, independentemente de onde venha essa violência. Quanto à violência que sofri, acredito que a justiça será feita. O comentários feitos foram uma agressão à imagem da mulher de um modo geral”, lembrou.
PATRULHA MARIA DA PENHA - O mês da Mulher terá uma agenda extensa e bem diversa em Jaboatão. Serviços serão reforçados, com o programa Balcão da Cidadania e a realização de exames. Palestras, rodas de diálogo e Cine Mulher serão desenvolvidos para socializar e refletir sobre os direitos. Além disso, abordagens dirigidas e uma Caminhada Lilás serão realizadas para estender o debate a toda a sociedade.  E no próximo dia 31 será lançada a Patrulha Maria da Penha, uma das ações previstas no programa Jaboatão em Ordem, lançado pela Prefeitura e que desenvolve ações preventivas para reduzir a criminalidade.   .
“Neste ano, a Secretaria Executiva da Mulher enfatiza o dever de lutarmos por um mundo de paz, mais justo, igual e feliz! Numa sociedade de tantas assimetrias, não podemos mais permitir que as desigualdades entre homens e mulheres façam parte do nosso cotidiano. É com este objetivo que atuaremos este mês, com ações articuladas, dialogando com as comunidades, levando direitos, através de informações concisas e dirigidas”, afirmou Cristiana Magalhães de Medeiros, gerente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
PLANO MUNICIPAL
Desde 2009, o prefeito Elias Gomes tem investido em ações voltadas para garantir os direitos da mulher. Entre essas medidas está a criação da Secretaria Executiva da Mulher, que vem desenvolvendo ações para elaborar uma agenda que trate especificamente dessa temática e garantir a aplicação de políticas públicas voltadas para a mulher. Outro avanço foi a criação do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, que atende mulheres em estado de vulnerabilidade. Mais um importante passo foi dado: a criação d Plano Municipal de Política para as Mulheres. Na última sexta-feira (06/03), a Secretaria Executiva da Mulher apresentou as ações consolidadas pelo Plano no município ao colegiado da Secretaria de Mobilização e Desenvolvimento Social, da qual faz parte. Agora, o Plano será levado à Conferência Municipal e será revisado.
Por: Rose Albuquerque,
 Fonte: Secretaria Municipal de Políticas Sociais Integradas /  JG Março 2015+

Nenhum comentário:

Postar um comentário