quinta-feira, 26 de março de 2015

Mulher Negra de Atitude é tema de roda de diálogo



Resgate da cultura e a emancipação da mulher negra foram os principais destaques do evento, que faz parte do calendário de atividades do mês das mulheres

 

Poemas, cores, exposições e homenagens marcaram a manhã desta terça-feira, 24, durante a Roda de Diálogos com o tema Mulher Negra de Atitude, que aconteceu no auditório da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Tudo isso para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março) e o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Descriminação Racial realizado pelas Secretarias Executivas de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude e Secretaria Executiva da Mulher.
 O resgate da cultura e a emancipação da mulher negra foram os principais destaques do evento, que contou com cerca de 40 pessoas entre os secretários executivos de Direitos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha, e Ana Selma, da Mulher, além de gestores, sociedade civil organizada e representantes do movimento negro do município.
Para o Secretário Executivo de Direitos Humanos, Políticas Sobre Drogas e Juventude, Marcello Gadelha, esse momento merece ter respeito e deve ser colocado sempre em evidência, uma vez que a população municipal é composta por 62% de negros. “É um dia para homenagear as mulheres negras de Jaboatão dos Guararapes, que com as suas garras ajudaram a construir a história e a cultura do nosso município”.
 Para enriquecer o dia, esteve presente Vera Barone, advogada e representante do grupo Uiala Mujaki Soriedade das Mulheres Negras de Pernambuco, que lembrou a história da segregação da raça negra, através do Apartheid, Salve Conduto e das mulheres queimadas vivas na fábrica da Inglaterra que deu origem ao Dia Internacional da Mulher. “Se a gente não esquecer essas histórias de luta, dificilmente voltaremos a repeti-las”, explicou.
| Por: Rebeca Tavares, em 24/03/15

Nenhum comentário:

Postar um comentário