quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Carnaval sem esquecer o combate à violência contra a mulher

02/15 | 

 
Por: Henrique Lima

Nesta sextafeira (13/02), o Mercado das Mangueiras, em Prazeres, recebeu uma ação de agentes de sensibilização do Centro de Referência da Mulher Maristela Just.

A Secretaria Executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes atua diretamente no combate à violência contra a mulher em todo município. Pensando nas festividades carnavalescas, o Centro de Referência da Mulher Maristela Just está realizando atividades de sensibilização em todas as Regionais do município. 

Nesta sextafeira (13/02), foi a vez do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, Regional 5, receber a equipe responsável pelas ações durante esse período de Carnaval. Panfletagem contendo tipos de violência doméstica, telefones de contato de apoio às mulheres e sensibilização sobre os seus direitos foram pauta de todas as abordagens.

“Atuamos durante o ano inteiro, sensibilizando as mulheres sobre seus direitos e sobre comoprevenir a violência doméstica. Em alguns períodos do ano focamos um pouco mais, como agora no carnaval, pois acreditamos que seja um período onde as pessoas saem para brincar e festejar, mas em momento algum podem esquecer de que a violência contra a mulher é crime e, caso alguma precise de ajuda, terá os espaços de enfrentamento à violência no município”, explicou Cristiana Magalhães, gerente municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

Para a estudante Soelânea Souza, 31 anos, a ação é extremamente válida. “Esse trabalho desensibilização realizado pela Secretaria da Mulher é muito útil porque há muitas mulheres que,infelizmente, não conhecem seus direitos garantidos por lei. Nunca sofri nenhuma violência doméstica, mas procuro ficar por dentro de todos os meus direitos”, afirmou.


Durante a ação, uma aposentada de 65 anos preferiu não ser identificada, mas desabafou sobre a violência que, revelou, passou no tempo de casada. “Fui casada por 40 anos e durante todo esse tempo sofri diversas agressões morais e físicas, principalmente em momentos de crises de ciúmes. Estou separada há 3 anos, mas até hoje sou acompanhada por especialistas e tomo remédios controlados”, relatou, com lagrimas nos olhos.

O Centro de Referência da Mulher Maristela Just é um espaço que oferece serviços de atendimento psicossocial, orientação jurídica e outros encaminhamentos para mulheres que sofrem algum tipo de violência doméstica. O Centro fica na Rua Travessa São João, 64 – Massaranduba – Prazeres, funciona de segunda à sextafeira,das 8h às 17h. O fone é: (81) 34682485. 

Durante o Carnaval, o Centro estará fechado, mas a mulher que precisar de ajuda pode acionar a 2° Delegacia de Polícia Especializada da Mulher, que fica na Estrada da Batalha, s/n – Prazeres. Fone: (81) 31843444/ (81)31843445.Também pode procurar o Atendimento à Mulher, no número 180.

Fonte: Jaboatão Notícias / Prefeitura de Jaboatão/ Fev 2015
Link Notícia: http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/nwsPrint.aspx?mId=418408

Nenhum comentário:

Postar um comentário