quarta-feira, 23 de março de 2016

Cine Mulher


Penitenciária Feminina do Recife participa de sessão do Projeto Cineclube Alumia - O luzir do Cárcere 
Hoje, às 15 horas, O cineclube Alumia realiza mais uma sessão de cinema para as reeducandas da Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, na zona oeste do Recife.  O projeto iniciado em janeiro deste ano,  prossegue até outubro, com sessões mensais voltadas para a perspectiva de gênero e humanização do espaço carcerário.
Levar o cinema a partir da perspectiva de gênero para dentro da penitenciária feminina  reitera a luta das mulheres por melhores condições de vida, nos diferentes espaços, respeitando sua singularidade. Pois, tanto nas penitenciárias onde a legislação penal construída para homens mantêm a infraestrutura educacional e profissionalizante desfavorável às mulheres; ou na produção audiovisual  onde  além de  receber salários menores, poucos filmes são roteirizados dirigidos e protagonizadosas por mulheres, o sistema também desfavorável.
Este mês,  o Cine Alumia, apresenta uma programação especial em alusão ao Dia Internacional das Mulheres comemorado em março, e  exibe “Valente”, um filme de  animação sobre “Merida”, uma princesa de vida livre  e ideias diferentes de seu tempo. Época em que as mulheres eram proibidas de pensar e agir desta forma. Após a sessão será realizado um debate sobre o filme com as reeducandas e convidados.
O projeto é financiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco – Funcultura, conta com o apoio da Secretaria da Mulher de Pernambuco e da Secretaria de Ressocialização (SERES). O grupo luta por condições mais humanas e dignas no interior dos presídios, promovendo seminários de discussão e formação que permitem refletir criticamente o sistema punitivo brasileiro, além de promover assistência jurídica e desenvolvimento de ações em favor de detentos e detentas.
Cadeia Publica de Verdejante recebe Cine SecMulher 
Na segunda-feira, 28 de março, o filme “Valente” será exibido também pelo Cine SecMulher das 15h às 17h, para 26 mulheres da  Cadeia Pública de Verdejante, no Sertão Pernambucano.  
A ação dirigida para esse grupo de reclusas da população carcerária local, faz parte do Programa de Enfrentamento a Violência Urbana,e visa inserir a questão de gênero, além de  promover ações preventivas e interativas humanizantes, voltadas para o cotidiano dessas mulheres em situação de privação de liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário