quarta-feira, 11 de maio de 2016

SECRETÁRIA ESTADUAL DA MULHER PARTICIPOU DE SEMINÁRIO EM AFOGADOS DA INGAZEIRA

Por em 19 de abril de 2016
PATRA Coordenadoria Municipal de Políticas para as mulheres de Afogados da Ingazeira promoveu nesta segunda (18), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, o primeiro seminário de políticas públicas – acessando direitos das mulheres. O seminário contou com a presença da Secretária Estadual da Mulher, Sílvia Cordeiro, Prefeito José Patriota, e representantes de entidades como a Casa da Mulher do Nordeste, Diaconia, Sindicado de Trabalhadores Rurais e Rede de Mulheres Produtoras do Pajeú.
A Coordenadora de Políticas para Mulheres de Afogados da Ingazeira, Risolene Lima, apresentou um balanço das ações da coordenadoria nesse primeiro ano de sua existência. Dentre as ações citadas, o enfrentamento da violência da mulher, capacitação na área da agricultura familiar direcionada às mulheres camponesas, palestras e rodas de diálogos nas escolas com orientações a respeito da Lei Maria da Penha, garantia da presença das mulheres artesãs na ocupação do novo Centro de Comercialização de Artesanatos, no Mercado Publico Municipal, dentre outras.
Durante todo o seminário, uma das questões mais debatidas foi a instalação da Delegacia da Mulher em Afogados. Sílvia Cordeiro recebeu uma carta das entidades presentes solicitando a oferta do serviço e a importância para Afogados e região. Sobre o assunto, o Prefeito Patriota informou que em recente reunião com o comando do 23º Batalhão da Polícia Militar ficou muito preocupado com o aumento nos casos de violência contra a mulher. “A Delegacia da mulher é um serviço essencial para o combate à violência contra a mulher e para um acolhimento mais adequado para as vítimas de violência doméstica. Foi aberto concurso público recentemente para delegadas. O espaço para o serviço já existe na área integrada de segurança. Vamos continuar cobrando do Governo do Estado,” avaliou Patriota.
Segundo a Secretária Sílvia Cordeiro, já são oito anos de uma política pública estadual de afirmação de direitos e combate à violência de gênero. “Ao longo de todos esses anos, temos buscado estimular os municípios a criarem suas próprias instâncias de articulação e de coordenação de políticas para as mulheres. Para que as mulheres possam acessar plenamente os seus direitos”, declarou Sílvia.
Outras duas reivindicações serão levadas por Sílvia Cordeiro para o conhecimento do Governo de Pernambuco: a instalação de núcleos de gênero nas autarquias educacionais e a ampliação dos profissionais de saúde atuando no Hospital Regional Emília Câmara, sobretudo no setor de obstetrícia.

Com informações do Blog do Finfa, Abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário